Livity – Que Bale, Este video do início dos anos noventa, revelado uns músicos: Jorge Neto, Grace Évora, Kino Cabral, Johnny Fonseca, todos naturalmente tão novinhos.
Cheios de energia, a movimentarem-se muito, a dançar, coisa que ao passar do tempo, só o Jorge Neto continuou. Aliás, tirar a dança ao senhor é como tira-lo o oxigénio.
Livity – Que Bale, Sucesso intemporal
Os Livity eram uma formação musical de jovens, oriundos de Cabo Verde, em Roterdão na Holanda.
Marcaram tudo e todos: atingiu um público jovem de vários países lusófonos. Influenciaram o surgimento de outros grupos similares, foram dos primeiros a gravar video clips.
Dessa formação original sairam vários nomes que gravam em nome próprio, donde se destacam: Jorge Neto, Kino Cabral, Grace Évora.
Tinham um som característico bem produzido, onde se misturava o Zouk das Antilhas, a Coladera e o Funaná de Cabo Verde.
Este tema faz parte do álbum Harmonia, lançado em 1991 pela editora Sons d’África de Portugal, donde o se destaca o maior sucesso que foi Rosinha (baseado num original dos Exile One – Rosita, um dos primeiros Zouks a serem gravados com enorme êxito).
A sua sonoridade tinha um apelo especial para a dança, ainda hoje a sua música não perdeu relevância, sendo uma aposta garantida nas pistas de dança.
As suas músicas foram alvo de mixes e remisturas pelos DJs. Ainda hoje aparecem colectâneas onde aparecem os temas dos primeiros àlbuns, que resistriram ao passar do tempo.
Ao que parece o video foi rodado no Tarrafal de Santiago em Cabo Verde, nos anos 1990 (91 ou 92).
Nos anos 2000 o grupo reuniu-se para vários concertos de regresso, todos com enorme sucesso.
Juntaram milhares de pessoas num grande armazém em Lisboa, entretando desaparecido, na zona das Docas. O Boss AC foi o responsável pelo o regresso do conjunto a Portugal.
Me diz
Boas Caboindex,
Na undi qui sta prova ma nhôs é di facto proprietários di videoclip “Livity – Que bale” ou “Jorge Neto – Que bale”?
Fernanda diz
A primeira vez que vi os LIVITY a actuar, tinha 15 anos e foi em Rotterdame. 15 anos depois em Lisboa. Foi arrepiante, inesquecivel. Rolling Stones caboverdianos.
Simplesmente fenomenal. Ka nhos Kaba nunca…
jeffy lopi diz
grande clip mesmo, fan de livity