O Hip-Hop (mais propriamente o rap), é o tema abordado na A Arte Elétrica em Portugal, episódio 5, com 1 hora de duração, da segunda temporada desta excelente série documental realizada pela Panavideo para a RTP. O documentário é narrado pelo Rui Miguel Abreu, conhecedor e mentor de várias iniciativas importantes da cena rap tuga.
Estão presentes alguns dos nomes principais da história do hip hop em Portugal como Boss AC, Da Weasel, Sam The Kid, Capicua, contam a sua participação neste movimento urbano, na vertente rap. Ficam de fora figuras importantes como General D, Valete, Mind Da Gap ou o grupo Jamal, pioneiras no rap feminino, por exemplo. Há outras personagens de igual valor que poderiam ter sido convidados, como Djs, produtores, divulgadores de rádio e jornalistas que tiveram um enorme papel no movimento, isto só prova que há muito material para ser trabalhado.
Finalmente, é de realçar a importância que tem documentar todo este movimento, que já caminha para os 30 anos em Portugal. A televisão pública portuguesa rejuvenesce quando olha para o presente com toda a sua diversidade cultural e dá-lhe alguma visibilidade.
A complementar este programa, encontra-se na internet documentários e vídeos diversos, como as entrevistas do TV Chelas a grandes nomes do rap nacional.
A Arte Elétrica em Portugal – Hip-Hop
A Arte Elétrica em Portugal
O hip hop, que hoje lidera os tops das rádios nacionais, estava completamente à margem nos anos 90. Fomos descobrir a génese desta cultura e da sua vertente musical em Portugal, à volta de Lisboa e do Porto. A importância dos Cool Hipnoise enquanto pioneiros e o impacto gigante dos Da Weasel. Sam The Kid, Boss AC, Dealema e Capicua explicam na primeira pessoa como transformaram as suas palavras e beats em clássicos absolutos
Deixe um comentário