Mixtape é uma palavra muito usada por pessoas ligadas à música rap, sejam ouvintes, divulgadores, disc jockeys, MCs, rappers ou produtores. É tão frequente o seu uso, que, pode-se pensar que é algo exclusivo do mundo do Hip Hop, mas esse formato já foi mais abrangente do que é hoje.
O que Define uma Mixtape?
Embora o termo “mixtape” se refira ao objecto cassette, a expressão hoje é usada de forma geral independente do formato em que a música é distribuída, CD, ficheiro em formato mp3, lista de stream digital em audio ou vídeo.
Uma mixtape pode ser um conjunto de temas musicais, originais, versões ou mesmo temas feitos em cima de instrumentais de outros artistas. Uma mixtape é, geralmente, usada para chamar atenção para um album vindouro ou criar reconhecimento para um artista. Pode conter canções criadas por diferentes produtores. É um meio de divulgação por excelência (demos e promos), acessível e barato.
A Mixtape é um Formato Acessível
Enquanto que um álbum é pensado ao pormenor, pelo artista e produtor, a nível de coesão musical e alinhamento, letras e parte gráfica, pensado como um objecto estruturado. A mixtape pode ser mais solto. Pode ser uma forma de experimentar coisas novas, novos sons, fusões ou colaborações. Após o lançamento de sucessivas músicas dispersas (singles), pode-se avançar para um EP (espécie de mini-álbum com 4 ou 6 temas) ou editar uma mixtape se ainda não tiver nome e reconhecimento suficiente para apostar num álbum.
Qual a Origem das Mixtapes
A mixtapes do Hip Hop apareceram nos meados de 1970, em Nova Iorque, promovendo nomes como os precursores do género, Kool Herc e Afrika Bambaataa. De início eram apenas cassettes gravadas com as escolhas musicais do Dj, com um nome escrito a caneta ou marcador.
À medida que as cassettes foram-se popularizando, os fãs começaram a troca-las entre si e a coleciona-las. Os Djs faziam essas gravações em casa, a partir dos final de 1970 e começo de 1980 em diante. Convém referir que essa prática foi usada por vários Djs, de todos os espectros musicais (da pop à acid house), a pedido dos clientes frequentadores das casas onde punham música, que não conseguiam encontrar os discos à venda (edições raras ou limitadas).
A mixtape era uma espécie de objecto artístico de um Dj, onde se podia apreciar as suas técnicas de mistura (mixagem) e selecção musical.
Qual a Duração de uma Mixtape
A duração está limitada fisicamente à duração de uma cassette, CD, pen, etc (1 ou 2 horas), ou então ao número de temas, de 10 a 15 faixas com duração variável, tal como um álbum original.
Referências
- O movimento Hip hop
- A história da cassette analógica
- As cassettes de música analógicas estão de volta
- As raízes do Hip-Hop estão no Reggae
- Qual a diferença entre um álbum e uma mixtape?
- The 50 Best Rapper Mixtapes
- Mixtapes & Albums
Carlos Filipe Gonçalves diz
Mix Tape – tradução literal é fita mixada. Na linguagem dos técnicos de som, é a copia final em fita magnética, jde uma gravação em multipista já mixada. Normalmente essa gravação final era copiada em cassete, um suporte de utilização comum e destinava-se a ser mostrada a um produtor ou um publico restrito. A Mix Tape portanto não é exclusiva dos rappers ou artistas do hip hop, simplesmente o conceito foi tornado publico/divulgado/popularizado através deles, dando origem a estas definições ligadas a esse movimento/fenómeno musical.
S A I M O N diz
E X A T A M E N T E O Q U E E U P R O C U R A V A
O B R I G A D O ! ! !