Teatro Sá da bandeira – 06 Fev. – Porto
Open doors – 22h00
Bilhetes: 15 Roots
A 6 de Fevereiro de 1945 nasceu a lenda que ainda hoje continua mais que viva e em todos os nossos corações: BOB MARLEY! É nesse dia que iremos comemorar o Aniversário do Rei no TEATRO SÁ DA BANDEIRA, com muita festa e muito reggae roots!
Depois de organizar os concertos de “The Congos” e “Anthony B”, a Taking Over Productions anuncia a vinda a Portugal, e pela primeira vez no PORTO, de uma banda que humildemente consideramos estar à altura do peso da ocasião; a celebração do 64º aniversário do nascimento de Robert Nesta Marley. Estamos a falar dos místicos e míticos “THE GLADIATORS”!!!
Quem não conhece clássicos como “Jah Works”, “Stick a Bush”, “Hello Carol”, “Bongo Red” ou “Dreadlocks the time is now”, assim como tantos outros? Quem não se lembra do lendário concerto em 2001 no Cais do Sodré? Ou daquele em 2005 no Sudoeste? Não te lembras ou não conheces?! Então mais uma razão para vires a este concerto imperdível! Na 1ª parte desta grande festa ficará a cargo de Freddy Locks, representando a irreverência do reggae nacional. “Bring up the Feeling” é uma das músicas mais conhecidas do reggae feito em Portugal e será sem dúvida um dos momentos altos do concerto. Fica atento e trás o teu Irie feeling!!!
Para aquecer massivo e ambiente antes dos concertos teremos o Selecta Bob Figurante com o sempre espectacular e contagiante Ras da Mula que se fará acompanhar da Sista Pat (Kikongo Vibration). Depois do concerto de “The Gladiators” a festa continua com mais uma actuação explosiva dos Riddim Culture. Momento a não perder! Uma mistura de grandes clássicos roots com o mais recente Dubwise vindo directamente do U.K.
Este é o line up apresentado pela Taking Over e pela família InfoReggae, que festeja também neste dia o seu 3º aniversário, e a quem agradecemos desde Jah todo o apoio dado na preparação e realização deste sonho. Parabéns por um trabalho bem feito e obrigado por continuarem a informar e divulgar a música e a cultura reggae em Portugal.
NUFF RESPECT!
The Gladiators:
“Com mais de 40 anos de existência, os The Gladiators são indiscutivelmente uma das melhores e mais duradouras bandas de roots rock reggae. A militancia e os versos líricos de Albert Griffiths, o seu membro fundador, recheados de passagens bíblicas e parábolas, são a imagem de marca de uma banda que resistiu ás várias mudanças de membros conseguindo sempre manter o seu espírito e o seu estilo único e inconfundível.”
Fundada inicialmente como um trio vocal por Albert Giffiths, David Webber e Errol Grandison há 41 anos, em 1968, evoluíram para se tornarem numa das mais conhecidas bandas reggae de sempre. O nome Gladiators deve-se ao filme Ben-Hur (1959). A ideia de escravos que lutavam pela liberdade contra a Babilônia impressionou Griffiths. Webber e Grandison deixariam a famosa banda no decorrer dos anos 70, passando a banda a contar apenas com Griffiths como membro original, mas lado a lado com Clinton Fearon (hoje em carreira solo) e Gallimore Sutherland. Juntos, editaram inúmeros álbuns clássicos, como a trilogia Trenchtown Mix Up (1977), Proverbial Reggae (1978) e Naturality (1979), entre outros. O grupo trabalhou ainda em parceria com outras lendas da musica reggae, como Eddy Grant, Israel Vibration e ainda o rei do dub, Lee Scratch Perry, com quem gravaram Jah Vengeance (1974).
Em 2005, já sem Clinton Fearon, Albert Griffiths resolveu que era hora de passar o testemunho à nova geração, e, com o álbum Father and Sons, despediu-se da banda e apresentou os seus filhos Alan Griffiths (vocais) e Anthony Griffiths (bateria), que hoje lideram a banda, juntocom Gallimore Sutherland e outros membros da banda.
“A música reggae jamais morrerá. Nós lutamo por isso, pois ela é a música que traz os ensinamentos de Jah, é o que alimenta o nosso corpo e alma”
“É uma grande honra e um prazer continuar o legado que meu pai iniciou há 40 anos”.
– Alan Griffiths
Myspace: myspace.com/gladiatorroots
Website: gladiatorsband.com
The Gladiators – Soul Rebel
The Gladiators – Hello Carol
The Gladiators – Paris Octobre 2007
Freddy Locks:
Cresceu no mítico bairro de Alvalade em Lisboa e faz parte de uma geração que fez história na cena punk-rock portuguesa, nomes como “Censurados”, “Ku de judas”, “Tara perdida”, “Dalai lume”,etc, são tudo bandas que nasceram ou que vieram de Alvalade e com quem Freddy partilhou muitos momentos da sua juventude .
No verão de 1995 teve uma serie de experiênçias que mudaram a sua vida para sempre. Nas suas palavras: “…nesse Verão encontrei a minha luz, o segredo da realidade positiva. Encontrei aquilo a que as pessoas chamam “Deus” e que vive dentro de todos os seres vivos. Encontrei o meu caminho através dos lugares e das pessoas que conheci e através da musica Reggae”.
Em 1999 ele formou a banda “Nature” e juntou-se aos “20 pás 8”. Em ambos os casos como vocalista principal e guitarrista. Com estas bandas Freddy tocou em varias casas okupadas e eventos anarquistas, especialmente com “20 pás 8” cujo som e mensagem era descrito pelos fans como “reggae-punk”. Esta banda acabou em 2003. Em 2004 Freddy grava o seu primeiro álbum com o produtor de reggae Asher Guardian, chamado “Rootsrockstruggelling”. Este Album foi totalmente independente , mas chegou á rádio Antena3 e a canção “Wake up” foi nomeada “canção do Ano” pelo programa “Radio Fazuma”. Também em 2004, Freddy formou a banda “Poormanstyle”, banda que chegou a partilhar o Palco com as lendas “Sly & Robbie” no festival Musa.
Em 2006 Freddy começa o seu projecto a solo e grava o álbum “Bring up the feeling”, pela editora “Gumalaka”, a primeira editora independente de reggae em Portugal.
Este álbum foi nomeado “Àlbum do ano” por uma votação nos sites “Sunshine reggae” e “Zona Reggae”. O single “Bring up the feeling” entrou para a playlist da rádio Antena3 e chegou numero um da tabela dos mais pedidos pelo publico. O álbum “bring up the feeling” é referençiado pela crítica como uma prova do amadurecimento da música reggae feita em Portugal. A grande revelação do Roots Reggae feito em Portugal!”
Myspace: www.myspace.com/freddylocks
Website: radiofazuma.com/freddylocks
Freddy Locks @ Festival Mestiço 2008
Freddy Locks @ Festival Mestiço 2008
Freddy Locks & Asher G. – “Wake Up”
Freddy Locks “Wake Up” ao vivo na Antena 3
Bilhetes:
Bilhetes à venda em vários pontos do País:
– Embassy Sound (Bairro Alto – Lisboa)
– Long Beach (Carcavelos – Lisboa)
– Bar Praça (Porto),
– Contagiarte (Porto)
– Teatro Sá da Bandeira (Porto)
Em breve mais pontos de vendas, para mais informações consultar:
www.takitover.blogspot.com
www.inforeggae.pt
Reservas possíveis através dos números:
963221857
916453520
968573376
Como Chegar:
STCP
– Rua Sá da Bandeira: 5M, 6M, 8M, 201, 501, 600, 801
– Rua 31 de Janeiro: 400
– Praça da Liberdade: 9M, 11M, 22, 200, 301, 305, 207, 303
– Av. Aliados: 1M, 2M, 3M, 4M, 7M, 10M, 12M, 13M, 202, 401, 703,300, 900, 901, 904, 905, 906
– Estação S. Bento: 500
– Praça D.João I: 302
– Horários em: www.itinerarium.net
METRO
– Estação dos Aliados e Estação de S. Bento: Linhas A (Azul), B (Vermelha), C (Verde), E (Violeta)
– Estação do Bolhão: Linhas A (Azul), B (Vermelha), C (Verde), E (Violeta)
– Estação da Trindade: Linhas A (Azul), B (Vermelha), C (Verde), D (Amarela), E (Violeta)
– Horários em: www.metrodoporto.pt
CP
– Estação de S. Bento
– Horários em: www.cp.pt
GPS
– Latitude: 41º 08′ 48,70” N
– Longitude: 08º 36′ 32,43” O
Estacionamento
– Praça D. João I
– Centro Comercial Invictos – Rua da Alegria
– Praça dos Poveiros
Deixe um comentário