Tété Alhinho, o regresso a Portugal. Concertos com o selo de qualidade Misty Fest
- Lisboa: 10 Novembro, Teatro Tivoli
- Porto: 11 Novembro, Casa da Música
“Uma lenda que está de regresso. E que regresso: bonito e doce. Mornas ao Piano é já um clássico que ainda não tínhamos descoberto.”
SONGLINES, Julho 2017, critica Top of The World
“o primeiro disco de Tété Alhinho em mais de uma década, é uma sessão em que voz e piano são os elementos dominantes, e o fraseado luminoso e elegante de Tété, nos conquista.”
Sunday Times (UK), Agosto 2017
“Mornas ao Piano de Teté Alhinho, é um grande disco de uma voz expressiva e encantadora.”
**** in jornal Publico por Nuno Pacheco. Abril 2017
(…) Destaquemos “Mindel de Mãe Auta” de autoria de Tété,, trabalho de superior qualidade, dado numa toada de voz rara, pela qualidade. (…) Tété é a voz da morna sofrida, da melhor. Límpida de vibratos torneados. E surge um desejo súbito de dançar.
In jornal Expresso. Abril 2017
“O Novo disco é um aconchego que oferece o som do mar, o brilho da areia branca e o ritmo das ilhas, a “sodade” e a melancolia, tudo sem ser triste ou desolador”
in Correio da Manhã Abril 2017
“O regresso de Tété Alhinho faz-se com um elevado grau de beleza e elegância (…) “Mornas Ao Piano” é o mais perfeito disco de Tété Alhinho.”
in Jornal de Letras por Manuel Halpern. Maio 2017
“Uma das Grandes Vozes de Cabo Verde”
in Visão
“Mornas ao Piano” é o nome do novo disco que nos traz de volta Tété Alhinho. “Mindel de Mãe Auta”, o novo single, foi eleita “Melhor Morna” nos Cabo Verde Music Awards, os Prémios que elegem o melhor que se faz pelas Ilhas de Morabeza. A cerimónia teve lugar na Cidade da Praia, na Ilha de Santiago, em Maio de 2017.
“Mornas Ao Piano” foi editado dia 07 de Abril em Portugal, com distribuição digital para todo o mundo, tendo recebido os mais rasgados elogios por parte da crítica especializada. O seu lançamento mereceu ainda entrada directa para o TOP 10 em Portugal, ocupando o 8º lugar da tabela dos discos mais vendidos em território nacional.
Tété Alhinho tem o carisma e simplicidade dos maiores nomes da história da música. É simplesmente desarmante.
Dia 12 de Maio, Tété Alhinho actuou pela primeira vez em Macau, com um espectáculo no histórico Teatro Dom Pedro V, que esgotou completamente para ouvir “Mornas Ao Piano”.
Sobre Tété Alhinho e “Mornas Ao Piano”
Nome incontornável da música de Cabo Verde, arrebatou o mundo com a sua voz nos anos 90, no grupo SIMENTERA. Em 2004 editou “VOZ” com Mario Lucio Sousa, um disco que a cristalizou como uma das grandes vozes do nosso tempo. 2017 é o ano do regresso às edições em nome próprio com “Mornas Ao Piano”.
Nascido a partir de uma campanha de crowdfunding, “Mornas ao Piano” foi gravado entre Lisboa e a cidade da Praia, em Santiago, com passagem por Roterdão na Holanda. Contou com a participação, nas gravações, de músicos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Cuba, Estados Unidos da America e Portugal, numa viagem pelas sonoridades dos 4 cantos do Oceano Atlântico. Assim é a alma de Cabo Verde. Aqui encontramos a morabeza de Cabo-Verde, o perfume de Cuba ou o calor do Alentejo, terra do seu pai.
“Lua Bonita” foi o primeiro tema a ser revelado, quando se deram inicio às gravações de “Mornas Ao Piano”, em Setembro de 2015. “Mindel de Mãe Auta” é uma morna dedidaca à sua Mãe, natural do Mindelo, São Vicente.
Teté canta sobre a melancolia sem a sombra da tristeza “É verdade que se escreve melhor sobre o amor num estado de melancolia do que num estado de felicidade. Quando estamos felizes, estamos tão cheios de amor que não há mais espaço para mais nada. Quando estamos apaixonados, partilhamos este sentimento apenas com o nosso amor. Mas quando estamos tristes, temos a necessidade de partilhar com os outros, então você compõe para traduzir este sentimento. Aí existe também a esperança. A crença de que melhores dias virão.
Deixe um comentário