Tchuba na Desert
Tchuba na Desert, título de uma antologia de conto inédito cabo-verdiano organizada pelo jornalista Francisco Fontes, foi apresentada em Tondela, numa iniciativa promovida pela associação cultural e recreativa ACERT.
A obra foi editada com a chancela da Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) Associação Saúde em Português, no âmbito de um projecto denominado Encontros em Português, dinamizado para ajudar a divulgar a cultura lúsofona e contribuir para o estabelecimento de pontes de diálogo ao nível da criação entre Portugal e os restantes países que constituem a CPLP.
O lançamento está marcado para as 21:30 de quarta-feira (dia 23), na sede da ACERT – Associação Cultural e Recreativa de Tondela, contando com as presenças do coordenador da publicação, Francisco Fontes, e do presidente da Saúde em Português, Hernâni Caniço.
Formada em 1979, a ACERT tem desenvolvido um trabalho de grande relevo na cooperação artística com os países da CPLP, nomeadamente Moçambique, Brasil e Cabo Verde, ao nível da divulgação e de co-produções.
A apresentação da obra em Tondela com a ACERT assume especial significado, em atenção ao trabalho de cooperação no espaço da lusofonia ao nível das artes cénicas, que acabam por se assumir como a mais universal mediação entre a literatura e o público.
Tchuba na Desert, título da obra, é uma colectânea de contos inéditos organizada pelo jornalista Francisco Fontes, que desempenhou funções de delegado em Cabo Verde da Lusa – Agência de Notícias de Portugal, entre 2001 e 2004. Desde então vem-se empenhado em divulgar a cultura daquele país em Portugal. Actualmente tem em fase final de preparação uma antologia de poesia inédita de autores caboverdianos.
Reúne 26 contos de 18 autores (Germano Almeida, Carlos Araújo, Joaquim Arena, Kaká Barbosa, Fátima Bettencourt, João Branco, Vera Duarte, Ondina Ferreira, Manuel Figueira, Tchalê Figueira, José Vicente Lopes, Leão Lopes, Vasco Martins, Le Vlad Nobre, Marilene Pereira, Luísa Queirós, Ivone Ramos e Mário Lúcio Sousa). Na obra foram ainda inseridos 18 desenhos do pintor Tchalê Figueira, criados propositadamente para Tchuba na Desert.
Na parte introdutória da obra surgem textos da autoria do Presidente da República de Cabo Verde, Comandante Pedro Pires, e do Prof. Doutor Pires Laranjeira, docente da Universidade de Coimbra e especialista em literaturas lusófonas.
A antologia foi lançada em Cabo Verde na primeira quinzena do passado mês de Janeiro em quatro sessões, uma delas presidida pelo Primeiro-ministro cabo-verdiano, Dr. José Maria Neves.
Em Portugal, Tchuba na Desert teve a sua primeira apresentação no passado mês de Fevereiro no Encontro Internacional de Escritores de Expressão Ibérica Correntes d’Escritas, na Póvoa de Varzim. Desde então já foi apresentada em Coimbra, Portimão, Vilamoura, Odivelas e Universidade de Aveiro. Encontram-se em preparação sessões de lançamento em Guimarães, Montemor-o-Velho e Lisboa, esta última com organização da Embaixada de Cabo Verde em Portugal.
Ao avançar-se com a ideia de organizar uma obra desta natureza pretendeu-se dar uma panorâmica do momento actual da narrativa de ficção caboverdiana, três décadas passadas sobre a independência do país. A derradeira antologia de ficção publicada remonta a 1960, organizada pelo escritor Baltazar Lopes da Silva para evocar os 500 anos do Achamento de Cabo Verde.
A quase totalidade dos autores representados em Tchuba na Desert não são conhecidos em Portugal, apesar de serem os expoentes da produção literária no seu país. Esperamos que esta edição contribua para um melhor conhecimento deste domínio da criação junto do público leitor e dos centros de investigação e de difusão das literaturas e culturas irmãs expressas em língua portuguesa.
Muitos destes 18 autores escreveram propositadamente para esta antologia, outros disponibilizaram inéditos de produção recente. Por uma questão metodológica entendeu-se que Tchuba na Desert deveria reunir apenas escritores residentes no país, por serem estes os que, à partida, mais dificuldades terão em dar a conhecer as criações no exterior.
O universo de autores convidados não se confinou ao dos ficcionistas, mas igualmente a cultores de outros géneros literários e a alguns que exercitam áreas artísticas em diálogo com a literatura. A opção perfilhada traduz-se em algumas estreias na narrativa de ficção, atingindo-se com ela um dos objectivos cimeiros: de funcionar como indutora da criação e do surgimento de novos autores.
Na concepção de Tchuba na Desert pôs-se em prática, igualmente, uma estratégia alternativa – uma filosofia que estivesse de acordo com os princípios de voluntariado, solidariedade e cooperação que a Associação Saúde em Português pratica nas acções humanitárias que desenvolve em várias parcelas do mundo. Os autores aderiram a este espírito solidário cedendo os direitos de edição das suas criações.
A concretização desta obra contou com o apoio financeiro de duas dezenas de câmaras municipais portuguesas, bem como da Câmara Municipal de S. Vicente (Cabo Verde), da Cooperação Portuguesa, do Instituto da Biblioteca Nacional e do Livro de Cabo Verde, do Instituto Camões, do Gabinete do Primeiro-ministro de Cabo Verde, e da Associação de Municípios Portugueses (ANMP), entre outros.
Esta corrente solidária foi assumida igualmente pelos dois jornais diários de Coimbra, o Diário de Coimbra e diário As Beiras, bem como pelos jornais da região centro O Eco, O Ribatejo, O Aveiro, Região de Leiria e Jornal do Centro, ao inserirem anúncios gratuitos a Tchuba na Desert nas suas páginas.
A Saúde em Português é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento da Comunidade de Países de Língua Portuguesa, constituída por médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde, que desde a sua fundação em 1993 tem vindo a desenvolver a sua acção solidária no mundo lusófono, em ajuda humanitária e ao desenvolvimento.
Em Cabo Verde, tem intervido fundamentalmente na área da formação em saúde e educação, em Santiago, S. Vicente, Sal e Maio.
Nota
O autor do livro “Tchuba na Desert“, Francisco Fontes, pode ser contactado pelo E-mail : cardosofontes@gmail.com
Associação Saúde em Português
Site: www.saudeportugues.pt
Fatima Calixto diz
Bom dia, sou de Franca/SP, Brasil e tenho um blog de Arranjos e Partituras. Desejo divulgar musicas de países de lingua portuguesa neste blog e peço informações sobre partituras, mp3 e midis, com as devidas permossões para fazer postagens.
Desde já, agradeço.
Fatima Calixto
Maestrina e Arranjadora.
Fernando diz
Olá, visitem esta solidariedade sem fronteiras.
Obrigado
Ricardo Riso diz
Olá!
Sou estudante de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa aqui no Rio de Janeiro/Brasil e criei um blog onde pretendo falar sobre as literaturas e pinturas de Cabo Verde, Angola e Moçambique.
Em comemoração aos 32 anos de independência de Cabo Verde, coloquei 3 textos, 2 de pintura Kiki Lima e Tchale Figueira, e 1 de literatura cabo-verdiana.
Gostei de saber da nova produção literária de vocês. Aqui no Brasil matenho contato com a Professora Simone Caputo Gomes (USP) que muito me ajuda sobre a cultura do vosso país.
Abraço,
Ricardo
http://ricardoriso.blogspot.com
Francisco Fontes diz
Apenas um caloroso agradecimento a quem se associa a este projecto de divulgação da literatura caboverdiana. Muito obrigado aos promotores deste site.
Francisco Fontes