24/25 Julho e 14 Agosto 2010
Durante o ano de 1972, os lendários Super mama Djombo dominaram o panorama musical da Guiné-Bissau, seu país natal, situado na região da África Ocidental. As letras musicais reflectiam não só o optimismo pós-independência, mas também a alegria e as preocupações do povo.
Os novos dirigentes (camaradas) não estavam excluídos de algum criticismo. Apoiados em letras evocativas, os Super Mama Djombo tocaram os ritmos de gumbé, a fusão do Crioulo Guineense e a música tradicional com diversas origens étnicas. O primeiro agrupamento do Super Mama Djombo apenas fez uma sessão de gravação que teve lugar em Lisboa no início dos anos 80. Esta gravação deu origem a cinco discos LPs que foram lançados nos anos seguintes com o nome de Orquestra Super Mama Djombo. No entanto, apesar do sucesso que a banda conseguiu nessa altura o grupo dissolveu-se em 1986.
O sonho de reunir os Super Mama Djombo e continuar a produzir música gumbé continuou entre os seus membros. Então, após um longo período, em Novembro de 2007, o sonho concretizou-se na Islândia com seis dos antigos membros do grupo a juntarem-se a outros oito músicos guineenses. E foi na Islândia, num inverno frio e escuro, na terra onde o ar é fresco e gelado, as tempestades, a chuva, a nev e o sol a alternarem-se de forma imprevisível, que a música dos Super Mama Djombo começou gradualmente a revelar-se.
Todas as canções, excepto uma, são cantadas em Crioulo, língua que consegue atingir várias étnias da Guiné-Bissau. Tal como antes, as canções do grupo reflectem o sentimento actual da população, que apesar da instabilidade política continua a sonhar com um futuro melhor. Pode ser que um novo capítulo da música popular guineense venha a ser escrito – Super Mama Djombo estão de volta em força. Por isso a necessidade desta Grande Tournée pela Europa e o Mundo, com início em Portugal.
Info:
Faria – 966 915 016
Lisboa – 25 de Julho, Domingo às 16h30 na Praça da Figueira
(Festa de Aniversário da CPLP)
Porto – 24 de Julho
(Teatro Sá da Bandeira)
Odivelas – 14 de Agosto
(Parque Urbano do Silvado)
Deixe um comentário