Super Mama Djombo – Dissan Na M’bera
Super Mama Djombo, com o conhecido tema Dissan Na M’bera, duas vozes, duas gerações: Dulce Neves e Karyna Gomes.
Super Mama Djombo, grupo originário da Guiné-Bissau, canta em crioulo. Formou-se em 1960. Quando os seus membros eram ainda crianças, num campo de escuteiros. O termo Super Mama Djombo referece a um espírito a que os combatentes apelavam por proteção, durante a guerra pela independência com os portugueses.
Juntamente com José Carlos Schwarz, são referência obrigatória na cultura musical guineense.
A música pertence ao género Gumbé, do disco homónimo gravado em 1980 nos estúdios da Valentim De Carvalho em Paço d’Arcos, Portugal. Foi escrita pelo líder da banda Adriano Gomes Ferreira, mais conhecido por “Atchutchi”.
Super Mama Djombo – Dissan Na M’bera, versão original na voz da Dulce Neves
Dulce Neves, tem uma longa carreira de mais de 30 anos. Foi das primeiras vozes femininas a conseguir o reconhecimento na música do seu país. Tem vários discos gravados, sendo o Udjus di Mininus (de 2016) o seu mais recente, que aborda temas do quotidiano das crianças (deficiências na educação e dificuldades várias).
Super Mama Djombo – Dissan Na M’bera, versão recente pela Karyna Gomes
Karyna Gomes é cantora e compositora. Filha de pai guineense e mãe cabo-verdiana. Karyna nasceu em Bissau, cidade pequena e harmoniosa da África ocidental onde cresceu a ouvir música tradicional, urbana local e ritmos de todo o mundo. A sua musicalidade está enraizada nos convívios de quintal, típicos das sociedades dos trópicos e do hemisfério sul. É influenciada pela sua vivência em três continentes – África, América Latina e Europa.
A sua carreira musical tem origem no “Rejoincing Mass Choir” grupo de gospel em São Paulo (Brasil) onde viveu cinco anos. Integrou o Super Mama Djombo, grupo histórico e revolucionário, a convite de Adriano Ferreira (Atchutchi), em 2007, ano de regressado ao país natal.
Em 2014 lançou o seu primeiro álbum “Mindjer” (Get! Records, 2014). Foi destacada com dois prémios de melhor cantora em 2014 na Guiné-Bissau. Foi selecionada para uma showcase na Atlantic Music Expo 2015 em Cabo Verde.
Pedro diz
Como conseguimos a letra original da música?
Saudações do Brasil aos queridos Guiguis…