29 de Outubro – 21H30 Coliseu de Lisboa
Seu Jorge & Almaz ou olhar o Brasil de outra maneira
Seu Jorge & Almaz, um quarteto que inclui ainda os músicos Pupillo, Lúcio Maia (ambos dos Nação Zumbi) e o baixista Antônio Pinto, vai estar a apresentar o álbum de estreia, homónimo, nos coliseus do Porto e de Lisboa a 28 e 29 de Outubro, respectivamente.
O disco apresenta versões de músicas que o quarteto escolheu para lá da música popular brasileira; não a renega, mas demonstra – como outros já o fizeram – que nesse pote também há soul, rock e psicadelismo.
Michael Jackson (“Rock with you”), Kraftwerk (“Das model”), Jorge Ben (“Errare Humano Est”), Roy Ayers (“Everybody loves the sunshine”) e Vinicius de Moraes com Baden Powell (“Tempo de amor”) foram alguns dos autores escolhidos para reinterpretar.
“A gente não quer só ficar com os velhos símbolos. O Brasil não pode ser só isso. Tenho a certeza que não é“, disse Seu Jorge, em entrevista telefónica a partir de São Paulo.
Com a ajuda do produtor dos Beastie Boys e Jack Jack Johnson, Mario C., Seu Jorge e Almaz reinterpreta uma série de canções que o influenciaram ao longo dos anos, desde temas obscuros a clássicos pop internacionais, músicas de Kraftwerk, Roy Ayers ou Michael Jackson. Partindo da música que abre o álbum, a apaixonada “Errare Humanum Est,” passando pela incrível versão de Kraftwerk, “The Model,” até ao som rock-groovy “Girl You Move Me,” esta colecção de canções já conquistou os Estados Unidos e promete arrebatar as plateias portuguesas.
A nova banda conta com Pupillo, um dos bateristas mais respeitados no Brasil, e Lúcio Maia, eleito sete vezes o melhor guitarrista brasileiro, ambos membros dos lendários Nação Zumbi. No baixo, outro nome de topo: António Pinto, premiado compositor de bandas sonoras (Cidade de Deus, Central do Brasil).
Foi no cinema que nasceu Seu Jorge e Almaz: enquanto gravava um tema para o mais recente filme de Walter Sales (Linha de Passe), o grupo decide gravar um álbum com 12 temas de autores diferentes dando-lhes uma nova roupagem.
A crítica é unânime em considerar Seu Jorge and Almaz um momento marcante na história da música. A não perder!
– 29 de Outubro – 21H30
– Coliseu de Lisboa
Deixe um comentário