“Bem Consché”… deu a conhecer os Quatro Plus, com um novo som, mudando a face da moderna música Cabo-Verdiana… Nas discotecas iluminadas debruçadas sobre varandas que cumprimentam o Oceano os jovens da Diáspora dançam. A 400 milhas da costa do Senegal, em Cabo Verde um dos paraísos africanos as pessoas dançam com precisão sensual. Seguem-se os ritmos Zouk em Angola, apreciados e conhecidos na linguagem Criola e de sabor distincto.
Na música da discoteca o DJ mistura novas selecções. Os acordes simples dos Quatro Plus incitam os casais a juntarem-se… e dançam até de manhã… A música dos Quatro Plus é uma fusão de influências originárias do País onde nasceram, a Holanda ,as ruas de Roterdão e das suas raízes Cabo-Verdianas. A música reflete ambas as influências. Cresceram escutando a música tradicional de Cabo Verde, como por exemplo Cabo Verde Show. Estes registos musicais eram escutados pelos seus pais e acompanharam a sua infância. Lendas da Pop Music, como Michael Jackson ou Prince, ajudaram este jovem grupo a criarem um estilo próprio. Combinaram os sons da Coladera e Funana mixando com a alma Criola e energizaram os temas com o R&B e a cultura Hip-Hop.Esta foi a sua base musical. Esta interessante mistura de ritmos desperta o interesse de muita gente a nível nacional e internacional. Um bom motivo para a aceitação fácil deste grupo músical.
Nas pistas de dança de Paris , Suiça, Angola e Boston, a música dos QUATRO não é descriminada. O grupo espera um dia abrir as portas da música contemporânea Cabo-Verdiana a todo o mundo. Os Quatro Plus começaram por volta dos anos noventa quando o R& B com artistas como Jodeci, Keith Sweat e Bell Biv Devoe explodiram em sucesso. Inspirados pelos estilos urbanos, escutados nas ruas de Roterdão, os elementos do Grupo começaram a actuar em eventos locais, festas e festivais. Em 1997, captaram a atenção de Johnny Ramos e de Sebastião dos Santos, da Mobass Records e juntos gravaram uma compilação intitulada Mobass Presents. A primeira música gravada com a Mobass Records foi o tema “Hoje em dia”. Esta foi a primeira oportunidade de serem conhecidos e de realmente saberem que os seus sonhos estavam a começar a ser concretizados… Este foi o primeiro teste para as suas capacidades. Inspiração e dedicação para com a música. Ainda inexperientes e bastante novos, apesar desse facto, não desistiram. Estavam realmente motivados e determinados a fazer melhor. . Estes quatro elementos ainda não tinham um nome….Concordaram que era o número da formação que dava nome à banda e assim sendo, passaram a ser os “Quatro”. Em 1999, Edson substituiu o irmão Nelson que saiu da formação temporáriamente… Mais tarde Nelson retornaria á banda e os “Quatro”, passaram a ser “Quatro+” já no ano de 2003. Motivados pelo sucesso da sua primeira música, começaram a gravar o seu primeiro álbum, “4 Voz” em 1999. Na sua atitude inicial, espontâneos e irreverentes desenvolvem sons fortemente texturizados, de letras fortes com arranjos “quentes”, dançáveis e fácilmente reconhecidos. Exemplo disso é o seu tema “Si Bu kre”, um Hit aquando do aparecimento do álbum no mercado Cabo-Verdiano. Esta música deixou a vontade de muito mais…. Começou a ser considerado sensual e era muito escutado nas discotecas tendo mais tarde ganho o prémio da música do ano, em Cabo-Verde. Este prémio deu-lhes a “passagem” para shows em todo o mundo.
Depois de ganharem reconhecimento internacional e também a experiência necessária para apresentações ao vivo, a banda volta para estúdio, preparando e gravando o seu segundo álbum, “Bem Consché”. Este trabalho é uma viagem no R&B, Hip-Hop, Zouk e Pop. O tema “Margarita”, foi numero um em Cabo Verde, Portugal e Angola no ano de 2000.O tema “Kazanga” “,reflete o drama que envolve o ciúme de quem sai á noite para se divertir. Se perguntarmos aos Quatro Plus sobre o que escrevem e a influencia da letra Adilson responde “Nós deixamos sempre a letra falar por si, a música vai onde tiver de ir e a letra acompanha a vivência dos casos de dias comuns, a única coisa que tem de se fazer é escutar o que se fez e analisar a razão de um sucesso”.
Não existem dúvidas porque razão a sonoridade dos Quatro Plus tem tanto sucesso. Em 2001, os Quatro+, foram a melhor banda no anual Cabo Music Awards. Para eles foi uma tremenda honra o reconhecimento do público, pelo seu desempenho na moderna música de origem Cabo-Verdiana. O Grupo “Quatro Plus” começou em 1997 e nunca mais parou Com planos para o próximo álbum e para uma tournée, estão prontos para iniciar o trabalho seguinte. “O que estamos a preparar tem mais maturidade e pode ter um efeito muito positivo para quem escutar”‘ Nilton e Nelson de Freitas dizem ” O público inspirou-nos com a sua aceitação do nosso primeiro trabalho, estamos preparados agora para entrar em estúdio de novo.” Os Quatro Plus estão neste momento a finalizar o seu próximo trabalho “Úiltimo Viagem” preparado para sair em Junho.No seu estúdio continuam a produção/arranjos das letras e musicas de sua autoria. “Para sobreviver tens de te envolver e ter fé” diz Edson. Há um tema definido que une as nossas músicas neste álbum e pensamos ser um excelente trabalho.” diz Nelson Oliveira. Apesar do começo modesto, até ao reconhecimento internacional dos seus temas “quentes” Os Quatro Plus são um grupo que definitivamente tem de se conhecer…
Texto retirado do site ofical (missjanerecords), entretanto desactivado.
Claudio Epifanio de Jesus dos Santos diz
tudo que tem haver com musica luso eu estou dentro pq eu adoro ouvir as musicas de caboverde porque é a terra do meu pai adoro ouvir as musicas angolanas pq é da terra da minha mãe e sempre que um cantor caboverdiano ou de origem caboverde vem para angola cantar ele canta e em canta as pessoas que vão para ouvir e dançar.
Por isso 4 Plus one love e todos musicos caboverdianos da minha era one love.
eliana diz
Oiiiiiiiiiiii amei o teu show cá em Angola, foi o melhor de toda a minha vida. Eu era umas das 10.000 pessoas no Karl Marx.