Festival Bons Sons – 20 Agosto 2010
Nasceu em Cabo Verde quatro anos antes da independência, na ilha de Santiago, vila do Tarrafal – Monte Iria, zona onde a lendária cantadeira de Finason – Bibinha Kabral – viveu os últimos anos de vida, senhora a quem Princezito cobiçou a arte de cantar. Apenas com 13 anos, partilhou ingenuamente o palco com Tina, Celina Pereira, Ildo Lobo e Cesária Évora.
Durante os oito anos que viveu em Cuba, Princezito absorveu a grande diversidade cultural daquele país, dos ritmos e cantos afro-cubanos passando pela música popular e contemporânea granjeando-lhe os títulos de “Piskador di puema” ou “ Kasador di inspirason”.
Foi o preceptor do projecto “AYAN”, registo discográfico que evidenciou a nova tendência do estilo Batuku e projectou a chamada geração Pantera. Tem várias participações em disco e vê composições suas interpretadas por Nancy Vieira, Mayra Andrade, Diva, Ritinha Lobo, Samira, Jenifer entre outros.
Spiga, o seu primeiro disco a solo, é o resultado de um trabalho de pesquisa sobre as vertentes do Batuku. Aborda a “melopeia” (melodia cantada), baseada nas histórias, contos e provérbios populares. Com produção musical de Hernani Almeida e edição da Harmonia, Spiga é um documento de referência para a história musical de Cabo Verde!
Local: Cem Soldos – Tomar > Palco Lopes Graça
Horário: 21h00
Bilhetes: 1 dia – 6€, 3 dias (com acesso ao parque de campismo), 10€
Bons Sons – Site
Deixe um comentário