Numa votação online que decorreu durante o mês de Fevereiro, organizada pelo site FORCV, a cantora Nancy Vieira foi eleita Mulher Cabo-Verdiana do Ano 2009, tendo obtido 26% dos votos.
As restantes nomeadas eram Janira Hoffer Almada (ministra da Presidência do Conselho de Ministros e dos Assuntos Parlamentares), Fátima Veiga (embaixadora de Cabo Verde nos EUA), Suzanna Lubrano (cantora cabo-verdiana residente na Holanda), Isaura Gomes (presidente da Câmara de São Vicente) e Nacia Gomi (cantora cabo-verdiana residente em Cabo Verde).
Em segundo lugar ficou Janira Hoffer Almada, com 23%. Isaura Gomes conseguiu a terceira posição, com 21%.
Com três discos editados – Nôs Raça, Segred e Lus –, Nancy Vieira tem actuado em Portugal, país onde reside, e Cabo Verde, e um pouco por todo o mundo: Espanha, Reino Unido, Holanda, Bélgica, Luxemburgo, Grécia, Itália, Estados Unidos, Brasil e Angola.
A sua voz tão peculiar justificou a edição mundial do disco Lus pela Harmonia Mundi/World Village, em 2009, e tem sido pretexto para ser convidada a participar em discos e espectáculos de inúmeros artistas de entre os quais se destacam Juan Medrano Cotito (Peru), Rui Veloso, Ala dos Namorados e Dany Silva. Também em 2009 é convidada a dar voz ao disco Pássaro Cego, com músicas de Manuel Paulo e letras de João Monge, editado em Outubro desse ano.
FORCV é um site de informação direccionado para cabo-verdianos na diáspora, com sede em Boston, nos EUA.
Em breve:
Nancy Vieira em espectáculo, dia 26 de Março, no Centro Cultural do Banco do Brasil, Brasília – Espectáculo integrado no projecto “Nossa Língua, Nossa Música” que acontecerá em Brasília, de 25 de Março a 11 de Abril, no âmbito da 8ª edição da Conferência de Chefes de Estado e de Governo de Países de Língua Portuguesa, a ser realizada em Brasília este ano.
Deixe um comentário