O Chapitô Colectividade Cultural e Recreativa de Santa Catarina, numa co-produção com a Casa de Angola, promove, entre os dias 01 e 08 de Março de 2011, a I Mostra da Cultura Angolana a qual integra apontamentos de literatura, música, dança, teatro, artes plásticas e gastronomia bem como acções de apoio social às comunidades angolana e portuguesa materializadas em rastreios de saúde e aconselhamento médico.
Esta acção pretende, de igual forma, apoiar as iniciativas culturais levadas a cabo por comunidades de expressão portuguesa, promovendo a interculturalidade e a troca de saberes.
O Chapitô CCRSC e a Casa de Angola promovem, também, tertúlias e reflexões acerca do papel da mulher nas sociedades africanas e portuguesa.
Programa
01 de Março – 22H – Bartô do Chapitô
Literatura
Sessão de Autógrafos “Verdades Ocultas”, de Idalina Santos
Música
Tony Jackson
02 de Março – 22H – Bartô do Chapitô
Comemoração do Dia da Mulher Angolana
Tertúlia
O papel da mulher na sociedade angolana
Dr.ª Maria de Lourdes Policarpo
Dr.ª Regina Rosa Cardoso Corado
Literatura
Declamação de Poesia
Cármem Filomena e Lourdes Félix
Sessão de Autógrafos
“Sabor a Maboque”, de Dulce Braga
Música
Duas Vozes Angolanas: Garda e Té Macedo
Garda
Letrista, fadista, intérprete, a angolana Ildegarda Oliveira nasceu em Luanda, em 1931. Referência incontornável da cultura angolana, presença marcante na noite lisboeta, Garda é o rosto dos cruzamentos, das trocas afectivas e culturais, da herança mestiça das culturas angolana e portuguesa. A “velha vadia” vem ao Bartô do Chapitô pelas mãos da Casa de Angola e promete uma noite vadia, fadista, lisboeta, mestiça, angolana, africana…
03 de Março – 22H – Bartô do Chapitô
Teatro
Leitura Encenada pelo Teatro Griot
“Os vivos, o morto e o peixe frito”, de Ondjaki
Artes Plásticas e Literatura
Projecto de Instalação e Poesia
Mito Elias
Música
Prince Wadada
04 de Março – 22H – Bartô do Chapitô
Literatura
Grandes poetas de Angola
Dança
Ballet Tradicional
Grupo KILANDUKILU
Novas Tendências
RAP e Kuduro
PM
05 de Março – 16H – Esplanada do Chapitô
Feira de Artes
Gastronomia Tradicional
Rastreio Médico
Doenças Cardiovasculares, avaliação da tensão arterial, colesterol, glicemia capilar a aconselhamento médico | Coordenação: Dr. Emanuel Figueiredo em parceria com a ANMAP – Associação Nacional dos Médicos Angolanos em Portugal
22H – Bartô do Chapitô
Música
Eduardo Paim
DJ Session
Lady G. Brown
Eduardo Paim”
Nasceu no Congo, Brazaville, a 14 de Abril de 1964. De Cabinda a Luanda, Eduardo Paim Ferreira da Silva é figura crucial no panorama musical angolano dos anos 80 e 90.
Esteve na origem do género Kizomba – encontro entre o semba e o zouk – e foi um precursor da música de fusão. Compositor, intérprete, instrumentista, músico, produtor, Eduardo Paim foi durante a década de 90 a ponte entre os angolanos residentes em Portugal e o seu país de origem.
Também conhecido por General Kambuengo conta, na sua carreira, com três discos de ouro e prata e mais de cinquenta mil discos vendidos. Vem ao Bartô do Chapitô construir mais uma ponte entre “os de cá” e “os de lá”.
Casa de Angola
Distância, Lembrança, Saudade…
Esta conjunção de sinónimos faz com que se proporcione o encontro.
Vamos falar de nós, dos outros e de tudo o que nos une, misturando passado e presente, ontem e hoje num ambiente de palavras, sons, letras e afins; Harmonizando a nossa convivência.
Esta mostra é um pretexto para partilharmos a nossa maneira de ser junto daqueles que nos acolheram, onde seguramente encontraremos memórias do tempo ou dos tempos da caprandanda.
GARDA, JACKSON, PAIM, TÉ ou WADADA todos com um percurso musical diferente transportam nas suas sonoridades a diversidade da cultura angolana, daquilo que somos.
“Se recordar é morrer… viver é estarmos juntos!”
Então caminhemos nesse universo de artes angolanas que nos trará de volta cheiros, paladares e talvez venha mesmo trazer o nosso renascimento.
Aqui misturar-se-ão tradição e modernidade, essa fusão é o que somos hoje e queremos mostrá-lo!
Susete Antão
Presidente da Casa de Angola
Informações
I Mostra da Cultura Angolana
De 01 a 08 de Março de 2011
Entrada Livre
Chapitô
Costa do Castelo 1/7
1149-079 Lisboa
Telefone: 218 855 550
Fax: 218 861 463
Casa de Angola
Travessa da Fabrica das Sedas, nº7
1250-107 – Lisboa
Telef. 21 386 3496
Deixe um comentário