A Diva dos pés descalços deixou-nos aos 70 anos
A cantora cabo-verdiana, de 70 anos, morreu esta manhã no hospital Baptista de Sousa, em São Vicente, Cabo Verde, onde se encontrava internada desde sexta-feira.
A notícia foi confirmada à Lusa pelo director clínico do hospital, que explicou que a morte ocorreu por volta das 11:20 de hoje por “insuficiência cardio-respiratória aguda e tensão cardíaca elevada”.
Alcides Gonçalves disse ainda que desde que Cesária deu entrada no hospital esteve internada nos serviços de cuidados intensivos “com um quadro muito complexo”.
“Durante este período, ela alternou momentos de lucidez com momentos de inconsciência e esteve sempre acompanhada do seu empresário José da Silva”, disse o diretor.
A cantora regressou a S. Vicente, sua ilha natal, a 22 de Outubro após ter posto fim à sua carreira musical devido a problemas de saúde.
Cesária Évora nasceu no Mindelo, Cabo Verde, a 27 de Agosto de 1941 (70 anos). Conhecida como “a diva dos pés descalços”, foi a cantora de maior reconhecimento internacional de toda história da música popular cabo-verdiana.
Fonte: dn.pt
Cesária Évora iniciou a sua carreira de cantora no Mindelo, na ilha de São Vicente, há mais de quarenta e cinco anos. Ainda mal completara vinte anos já cantava amores desfeitos e o isolamento das ilhas de Cabo Verde, expressando uma maravilhosa melancolia, de que aliás são testemunho os registos da época, reeditados em finais de 2008, com o título “Rádio Mindelo”. Quer se fixe numa saudade com um apelo universal, ou se dissolva, sem alarde, nestas ilhas batidas pelo vento, essa melancolia atlântica continua a ser a marca original de Cesaria Evora.
Interpretando coladeras, canções inebriantes escritas para dançar, ou mornas (o blues caboverdiano), a sua voz prende inexoravelmente quem a ouve. Três anos depois de “Rogamar” a cantora caboverdiana volta com “Nha Sentimento”, um álbum simultaneamente sério e gracioso. Vítima de um acidente vascular cerebral (AVC) em 2008, quando da sua tournée pela Austrália, Cesaria prossegue, apesar de tudo, o seu caminho. Aos 68 anos – nasceu a 27 de Agosto de 1941 – a sua voz está certamente mais distante e um pouco menos flexível que em tempos passados, mas continua bem marcada pelas emoções que lhe deram renome universal, verdadeira Billie Holiday crioula da segunda metade do século XX.
Site Oficial: Cesária Évora
http://youtu.be/MtK7lvWIN00
Deixe um comentário