Associação Caboverdeana dia 19 Outubro
A implantação da República em Portugal e na sua possessão ultramarina que era então Cabo Verde, teve importantes protagonistas caboverdianos e relevantes repercussões político-sociais nas nossas ilhas, com destaque para algumas emblemáticas revoltas populares, como a célebre Revolta de Ribeirão Manuel.
O ideário republicano foi uma das componentes essenciais do nativismo, da sua pugna pela igualdade de direitos cívicos entre todos os cidadãos portugueses (africanos e europeus) e da sua intransigente defesa dos interesses de Cabo Verde e das suas gentes no quadro político imperial então vigente.
São disso exemplo inúmeros escritos em prosa e em poesia de personalidades tão marcantes da emancipação social e cultural do povo caboverdiano como Eugénio Tavares, Luís Loff de Vasconcellos, José Lopes da Silva, Pedro Monteiro Cardoso, entre muitos outros periodistas, polemistas, vates e letrados caboverdianos.
Pela presente temos a honra de e o prazer de convidar Vª Excia a participar na Mesa Redonda sobre a Primeira República Portuguesa e o Nativismo Cabo-Verdiano que terá lugar na Associação Caboverdeana, R. Duque de Palmela, 2, 8º, Lisboa – Terça-Feira, 19 de Outubro de 2010, pelas 18:00 horas.
Com a coordenação de José Luís Hopffer Almada, serão conferencistas:
Mestre José Guimarães
Doutor Augusto Nascimento
Professor Doutor Manuel Brito-Semedo
Integram ainda o programa :
– Recital de poesia baseado na obra de Eugénio Tavares, Pedro Cardoso e José Lopes por José Eduardo Cunha, Celina Pereira, Mito e Alexandre Conceição
– Interlúdio Musical com obras de Eugénio Tavares interpretadas por Celina Pereira e seus acompanhantes
– Mini-Feira do Livro Cabo-Verdiano
O Embaixador de Cabo Verde honrar-nos-á com a sua presença.
Contamos com a sua participação
A Direcção da Associação Caboverdeana
Deixe uma resposta