Cinema S. Jorge – Lisboa – 16 a 20 Novembro
A minha casa é tua é o tema da IV edição de Rotas & Rituais, patente no Cinema São Jorge de 16 a 20 de Novembro. Tendo como mote o Ano Internacional dos Povos Afrodescendentes proclamado pela ONU, Portugal e África ocupam aqui o palco e testemunham uma história em comum. Entre semelhanças e diferenças, esta viagem estabelece o encontro entre estas geografias que sempre estiveram unidas.
A sessão de abertura do Rotas & Rituais realiza-se no dia 16, com a inauguração da instalação A minha casa é tua de Bruno Gaspar, pelas 21h. A construção da instalação contará com a colaboração de jovens afrodescendentes no dia 16 entre as 14h e as 18h.
Segue-se às 21h30 a estreia em Portugal do documentário Vozes desde Moçambique, de Susana Guardiola e Françoise Polo.
Rotas & Rituais apresenta diariamente, entre os dias 17 e 20 de Novembro, um filme às 19h30 e um concerto às 21h30.
Será exibido um ciclo de seis filmes e documentários, passados entre Portugal, Espanha, Guiné-Bissau e Cabo Verde, que contam com a presença de alguns dos realizadores.
Destaca-se, no dia 17, o filme Xime de Sana na n’hada, que foi selecção oficial no Festival de Cannes e que é exibido comercialmente pela primeira vez em Portugal.
A programação conta ainda com a curta Kunta, o documentário Mionga Ki Ôbo – Mar e Selva, de Ângelo Torres, Dundo, Memória Colonial de Diana Andringa e para fechar a programação de cinema, o filme Futcêra, A Menina dos Olhos Grandes de Alexis Tsafas e Fonseca Soares.
Rotas & Rituais apresenta quatro vozes africanas que contam com a participação de quatro convidados portugueses:
Tcheka, um dos grandes nomes da música cabo-verdiana, apresenta o seu quarto disco “Dor de Mar” com o pianista Mário Laginha.
Nancy Vieira, que tem Cabo Verde como inspiração do canto, será acompanhada pelo fadista Camané.
Mirri Lobo regressa com o disco “Caldera Preta” e convida o músico Rui Veloso.
A fechar a programação sobe ao palco o músico angolano Waldemar Bastos, que traz como convidado Mingo Rangel.
Programa completo aqui
Deixe um comentário