15 e 16 Maio – Pavilhão dos Lombos – Carcavelos
Talvez seja por causa da nossa intimidade com o sol e com o mar e as praias ou talvez porque o calor dos trópicos e de África nos seja tão próximo, mas a verdade é que Portugal e o reggae se tornaram grandes amigos. Cascais Mesh, um incrível cartaz de reggae que tomará conta do Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos, nos próximos dias 15 e 16 de Maio, é a mais recente manifestação dessa amizade: dois dias carregados das mais positivas vibrações com enormes embaixadores da cultura jamaicana como Luciano, Israel Vibration ou Ky-Mani Marley.
DIA15
Luciano é um dos maiores nomes do roots reggae a nível mundial, com uma discografia que se inicia em 1994 com «One Way Ticket» e se estende até ao presente com o recente «Jah is My Navigator». Com uma música profundamente espiritual, Luciano tem tocado audiências por todo o mundo com a sua mensagem de amor e paz universais carregada por um groove potente e pleno de harmonia, como se poderá comprovar no dia 15 de Maio.
Luciano no Myspace
Luciano Site
Luciano – Give Praise
O primeiro dia do festival arrancará com as selecções irrepreensíveis do NuBai Soundsystem, que celebra no Mesh o seu sexto aniversário a debitar graves e positivas vibrações directamente importadas da Jamaica. De seguida subirá ao palco a primeira banda da noite, os Souls of Fire, verdadeira referência do reggae nacional que traz na bagagem o fresquíssimo «Subentender», segundo e aplaudido álbum desta grande banda do Porto.
A primeira presença internacional chega com Million Stylez, novo valor da cena internacional que é também um verdadeiro cidadão do mundo: Kenshin Iryo, nome de baptismo de Million Stylez, é meio japonês e meio francês, mas cresceu num subúrbio de Estocolmo, na Suécia. Este artista deve o nome ao facto de ser um excelente cantor, toaster e rapper, capaz de interpretar temas nos mais variados estilos. Irá certamente causar furor no palco do Mesh.
Antes ainda de Luciano subir ao palco, o dia 15 verá ainda a actuação de Rootz Underground: directamente da Jamaica, os Rootz Underground capturam o espírito do groove colectivo com letras conscientes e um domínio de grooves mais roots ou dub: «Movement» é o álbum de estreia deste colectivo que já abalou sound systems da Califórnia à Europa. Para breve está programada a edição de «Gravity», segundo álbum cujo reportório passará pelo palco do Mesh.
DIA16
Pela primeira vez em Portugal, Ky-Mani é um orgulhoso membro do clã Marley: nasceu em 76 e o seu primeiro álbum foi uma colecção de versões de temas do seu pai, Bob Marley, a maior voz do reggae de todos os tempos. «Radio» é o mais recente e aclamado registo deste cantor que é igualmente actor e que já conta com nomeações para os Grammys.
Ky-Mani Marley no Myspace
Ky-Mani Marley Site
Ky-Mani Marley – One Time
O segundo dia de Mesh começará com as selecções do Sound System No Joke, campeões sagrados no primeiro Clash nacional que colocarão toda a sua experiência ao serviço de uma grande festa do reggae. Segue-se uma estreia nacional: Marrokan cruza a vibração do reggae e o universalismo da world music num projecto sério cujo primeiro trabalho foi gravado em França com verdadeiras estrelas do circuito reggae internacional.
Em palco, Marrokan será apoiado pela Charly Skank Band. A primeira presença internacional do segundo dia de Mesh chega com os britânicos Zion Train, verdadeiros veteranos da cena dub que há década e meia cruzam os ecos da Jamaica com os ritmos de dança mais avançados. Em permanente digressão, este é um experimentado colectivo que obrigará toda a gente a ondular ao seu ritmo.
O segundo dia encerrará com dois grandes nomes da Jamaica: além do já mencionado membro do clã Marley, que encerrará a noite, estarão em palco dos Israel Vibration, verdadeiros sufferers que se encontraram num sanatório para tratamento da poliomielite e que fizeram da sua condição uma bandeira de esperança. Juntos desde 1975, são uma autêntica instituição que encontrou nos Roots Radics uma grande banda de suporte capaz de gerar os mais profundos grooves.
Israel Vibration – Rude Boy Shufflin’
A programação do Cascais Mesh é um luxo e um sonho para qualquer fã de reggae nacional e uma óptima porta de entrada para quem curiosidade sobre esta cultura e quer ter uma experiência diferente. Por dois dias, o Pavilhão dos Lombos, em Carcavelos, será o centro das boas vibrações do nosso país. Para marcar no calendário: 15 e 16 de Maio!
Preço dos bilhetes: 15€ um dia / 20€ os dois dias
Locais venda: Bliss, Fnac, Livraria Bulhosa (OeirasPark e C.C Cidade do Porto), ! Agê ;ncia Abreu, Worten, C.C Dolce Vita, Mega Rede e Ticketline.
Patrocinador Institucional: Câmara Municipal de Cascais
Media partners: Antena 3, MTV, Mundo Universitário, Surf Portugal, Myguide
Organização: Uguru/Positive Vibes
Mais info:www.cascaismesh.com e www.uguru.net/
Fátima Alexandra diz
O que eu acho mais interessante no cartaz do Reggae Cascais Mesh, que começa hoje, é a sábia mistura entre projectos que se dedicam a um som mais tradicional e outros que tocam um registo mais ousado da música de raiz jamaicana. Espero que o festival receba uma boa enchente de público porque, apesar de iniciativas deste tipo irem surgindo aqui e ali, ainda falta um espaço nos media dedicado ao reggae. Um amigo passou-me esta informação preciosa de duas rádios online 100% dedicadas ao género, uma com uma abrangência maior e uma outra que só passa reggae clássico, o dos primeiros anos! Vale a pena espreitar em http://cotonete.clix.pt/
zemonte diz
Olá Fátima, penso que o reggae está a consolidar-se em Portugal, tem havido vários eventos.
No que diz respeito a rádios on-line, o difícil é mesmo o escolher, existem centenas e muitas delas excelentes.
Tenta o Itunes tem lá várias boas.
José Monteiro