3, 4 e 5 de Agosto
A 23ª edição do festival internacional de música da Baía das Gatas, que se realiza nos dias 3 a 5 de Agosto e homenageia o “Movimento Claridoso” no ano em que se assinala o seu centenário, trará ao Mindelo, de entre outros artistas e grupos, os Livity. Este grupo, que se destacou no panorama musical nacional e nas comunidades cabo-verdianas em finais da década de 80, regressa assim ao convívio do público após uma longa paragem.
Do leque de artistas e grupo que desfilarão pelo palco da Baía das Gatas constam ainda nomes como Boss AC, Ferro Gaita, Banda Fontcho (Las Palmas), Júnior Marvin (EUA), Zouk Machine (Antilhas), Netinho da Baía (Brasil) e Paulino Vieira. E porque este ano o festival homenageia o “Movimento Claridoso”, de acordo com José António Lopes, presidente da comissão organizadora do festival das Gatas, a organização está a preparar um desfile de vozes de artistas residentes e da diáspora para o primeiro dia do evento.
Este espectáculo, que contará com a participação de uma vintena de artistas, afirma o presidente Lopes, marcará de forma profunda esta singela homenagem a Geração dos Claridosos. “Vamos ter, no mínimo, 20 artistas a abrir a parte musical do festival. Do exterior virão a Titina Rodrigues, Celina Pereira, Nancy Vieira, Elisângela e Mariana Ramos. Termos ainda um lote grande de artistas residentes no Mindelo”, explica o presidente, que aproveita para lembrar que este ano a Câmara Municipal de São Vicente assumiu a programação artística do festival, tendo em vista o término do contrato com a empresa Harmonia.
Em relação ao orçamento, aquele autarca garante que a previsão é de que este festival custe entre 20 a 25 mil contos, montante que está dentro das expectativas da comissão. O único senão, afirma, são os patrocínios que estão a entrar a conta gotas. “A comparticipação da Câmara, que é de oito mil contos e provém do orçamento municipal, já foi disponibilizado e consumido. É que normalmente adiantamos aos artistas convidados 50% do contrato no momento da assinatura. Os restantes 50% serão pagos antes destes subirem ao palco para apresentarem o seu espectáculo”, revela o autarca.
A parte técnica do festival – som e iluminação – estará, uma vez mais, a cargo da Marius Produções, no âmbito de um novo contrato rubricado entre a Câmara e esta empresa com a duração de um ano. “Entendemos que não devíamos lançar um concurso agora, que abarca normalmente um período de quatro/cinco anos porque haverá eleições autárquicas no próximo ano e não queremos amarrar a próxima Câmara a um contrato porque, eventualmente, poderão ter outras ideias para o festival da Baía”, arremata.
Constânça de Pina (asemana.cv)
Baía das Gatas 2008 diz
Blog do Festival Baía das Gatas 2008:
http://baiadasgatas.blogs.sapo.cv/
Se tens fotos, vídeos, ou histórias para contar de edições anteriores do Festival Baía das Gatas, envia para baiadasgatas(arroba)sapo.cv para que seja divulgado no blog.