Caboindex

Cultura Afro

  • Geral
  • Media
  • Música
  • Sobre
Estás aqui: Home / Geral / Fecho da Semana de Cabo Verde em França: Bataclan cheio para ouvir música crioula

Fecho da Semana de Cabo Verde em França: Bataclan cheio para ouvir música crioula

6 Junho, 2007 19:06 6 comentários

http://www.congressocv.org/eventos/

A comunidade cabo-verdiana, e muitos franceses, encheram, nesta noite de domingo, Bataclan, uma das salas de espectáculos mais prestigiadas de Paris. Nesta gala de encerramento da Semana de Cabo Verde em França – uma festa bedju como só os crioulos sabem fazer – dançou-se muito funaná, bebeu-se muita cerveja e, para os emigrantes, mataram-se saudades de Cabo Verde. Lura, Gil Semedo, Ferro Gaita, Tito Paris, entre outros, foram os cabeças de cartaz deste desfile de música e da alegria cabo-verdiana.

Os cabo-verdianos, que residem na diáspora francesa, compareceram em força ao encerramento da Semana de Cabo Verde em França, que terminou em apoteose e à boa moda crioula: dançando e bebendo!

Raiz di Polon abriram o espectáculo, que teve na plateia também muitos franceses, entre as cerca de 2000 pessoas presentes. Falando com alguns deles, “asemanaonline” pode perceber que havia dois grupos: os que nunca visitaram Cabo Verde e foram ouvir a música nacional por curiosidade; e os franceses “ex-residentes” em Cabo Verde que vieram ao Bataclan recordar os sons cabo-verdianos e o convívio com os crioulos. Houve até uma francesa, que com tanta “sodadi”, se fez à estrada vindo de propósito da Bélgica para ver os artistas cabo-verdianos.

LA MC Malcriado e o seu hip-hop antecederam a entrada em palco de Mayra Andrade, que abriu o show como uma composição sua, em versão acústica. Depois cantou “Comme s’il en pleuvait”, tema em francês, incluido no álbum “Navega”. Com “Tunuca”, tema que interpretou com garra (a letra da canção, composta por Pantera fazia todo o sentido nesta ocasião: “nu uni coraçon, nacionalidadi dja nu tem dja”), Mayra saiu do palco muito aplaudida.

Teofilo Chantre, o senhor que se seguiu, deu um pé de dança com Mariana Ramos no palco, e interpretou alguns dos seus temas mais conhecidos. Chantre foi acompanhado pelos músicos que habitualmente tocam com Cesária Évora, e que nesta gala foram a banda de serviço (e que bom serviço) de todos os artistas (exceptuando Ferro Gaita). Um grupo composto por Miroca Paris, Zé Paris, Nando, Paulino, Cacu, Antero, Rulian e Totinho.

Quando Lura entrou em palco, Bataclan quase foi abaixo. A própria cantora ficou surpreedida com a recepção calorosa que teve, como disse ao “asemanaonline” instantes depois de terminar a sua actuação.

“Eles estavam todos coladinhos ao palco, quase a querer vir lá para cima. Via-se mesmo que têm saudades de Cabo Verde”, afirmou. Lura cantou “Ponciana”, “Batuko” e “M’Bem di Fora”, que pôs os jovens (a maior parte do público rondava os 20-25 anos) em delírio.

Tito Paris sossegou os ânimos, entrando com uma morna. Mas Gil Semedo, que estava particularmente feliz de estar a participar numa Semana de Cabo Verde em França, “junto de tantos artistas”, voltou a incendiar Bataclan. O cantor estava tão entusiasmado que acabou por dançar funaná com uma fã e dar “ku torno”. No final do “show” disse ao “asemanaonline” que “foi emoção demais e euforia”. “É um privilégio estar aqui com todos esses músicos e estar numa semana dedicada a Cabo Verde, que é a minha terra, por isso eu tinha que participar e dar o meu apoio”, declarou ainda.

Ferro Gaita fecharam a gala e a Semana de Cabo Verde em França. A banda conseguiu pôr toda a gente, mesmo quem não sabia o que era funaná, a dançar. Um fim à grande e à francesa: dançando, de sorriso nos lábios, e com Cabo Verde mais próximo, por uns instantes.

A semana de Cabo Verde em França foi organizada pela Cabo Verde Business Club e embaixada de Cabo Verde em França, com o apoio da Cabo Verde Investimentos, Lusáfrica e alto patrocínio da Presidência da República.

Rita Vaz da Silva, em Paris

Fonte: A Semana Online

Mais Nesta Categoria: Geral Tags: eventos

Comentários

  1. carlos-mangole puro diz

    20 Março, 2010 em 18:35

    racistas,emigrantes de meia tigela .

    Responder
  2. carlos-mangole puro diz

    20 Março, 2010 em 18:34

    deixem de ter vergonha na cara cabo verdianos ,se o kuduro e vosso , digam tambem que a kizomba e o semba e vosso ,talvez assim todo mundo acredite.

    Responder
  3. silvana diz

    22 Setembro, 2008 em 17:00

    a pexoa que iventou que faleceste ñ tem setimentos e ivejoxo contina axim se poderes responder para ter certexa que estas bem viva AAAdoro-te bjs

    Responder
  4. aissato diz

    22 Setembro, 2008 em 16:53

    diseram que tu faleceste mas tudo isso ñ passsa de uma mentira continua axim boa cantora que isso nig. pode tirar cometa ok adore-te lindaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa e fofaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

    Responder
  5. samantha diz

    18 Novembro, 2007 em 2:01

    marcia manti la em cima deus cree todo isso e mentira pah eu sei ke kem iventou isso vai se dar mal pah ….

    Responder
  6. samantha diz

    18 Novembro, 2007 em 1:57

    entao a marcia morreu ou nao ?

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Cassette Audio

Mas Afinal o que é uma Mixtape?

Reggae meets Hip-Hop

As raízes do Hip-Hop Estão na Música Reggae

Princezito na ACV Lisboa

Princezito na ACV Lisboa – Música e Boa Conversa

Hip-Hop em Portugal na RTP Play

O Hip-Hop em Portugal na RTP Play

Aya Nakamura - Djadja

Aya Nakamura – Djadja (vídeo & letra pt)

Mayra Andrade - Manga (Official Video)

Manga – Mayra Andrade (Letra PT & Video)

Mario Lucio - Tema de Minis Funaná

Tema de Minis Funaná

Whitney - ART-2562 - Wishum Gregory

A Galeria de Arte Wishum Gregory

B-1310 – Wishum Gregory

Criações Históricas para Mentes Conscientes

Caboindex © 2023 · criado pela Marvirtual.com