Mesquitela Lima, como era conhecido o antropólogo natural de S. Vicente e que fisicamente nos deixou para figurar entre os Homens Grandes que estudaram o ser humano, fixou-me o seu olhar, num dia de Julho passado, quando acompanhado de Manuela, a sua companheira de sempre, me mostrava milhares de peças que consigo coabitavam e me disse que “as vidas não têm preço…” e aquela era a sua! “É um acervo que gostaria de doar a Cabo Verde, a minha primeira pátria”, confidenciou-me de rosto iluminado, enquanto me guiava pelas salas e corredores da sua casa, a uma viagem virtual pela “alma” de África, seus povos e tradições.
Segunda-Feira, 15 Janeiro 2007
Fonte: Asemana
Anónimo diz
Conheci o Professor Doutor Mesquitela Lima na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da UNL, quando fui aluno da Licenciatura em Comunicação Social, justamente na aula de apresentação da disciplina de Introdução à Antropologia. Sempre considerei o Professor Mesquitela Lima um homem de vasta erudição, que não se restringia apenas ao campo da Antropologia. Quando ele faleceu eu já estava a residir no Brasil, onde continuo a viver e sou professor. No entanto, guardo com muito carinho a 2ª edição do livro “Pão & fonema”, editado pela Sá da Costa em 1980, não só por seu autor-poeta ser Corsino Fortes, mas também pelo estudo analítico que o Professor Mesquitela Lima faz dessa obra, o qual denominou “Pão & fonema ou a odisseia de um povo”. Francisco, ex-aluno e admirador.
Alzira Simões diz
Passado um mês já do seu desaparecimento, ainda as lágrimas me afloram de cada que vejo noticias sobre tão carismático professor, mestre e sobretudo AMIGO. Pediram-me um artigo sobre sua vida mas… tudo o que escrevo parece tão pouco e pobre! Lembro-me de vários episódios que num simples artigo se pode expor, ainda o oiço a proferir suas palestras sempre tão eloquentes e não me sinto capaz de passar para papel tudo isto…Mesquitela Lima para sempre viverás nas tuas obras e nas lembranças de todos aqueles que tiveram a honra e privilégio de contigo privar e em especial aprender. Obrigada por tudo amigo e mestre.