Segundo Gilyto Semedo, diretor da GMS Entertainment, empresa que divulgou os nomeados para os prémios Music Awards, Cesária Évora, ou “Cize”, 69 anos, não é candidata em nenhuma das 18 categorias, dado o seu percurso na História da Música de Cabo Verde.
“Cize é responsável pela internacionalização da música de Cabo Verde e abriu portas para que, hoje, vários artistas crioulos sejam escutados nos palcos de todo o mundo. O papel de Cesária Évora em prol da cultura nacional é indiscutível e a sua carreira de sucesso é um orgulho para toda a nação”, explicou o também cantor.
“Por essa razão, a organização do CVMA entende que “Cize” não deverá submeter-se ao concurso nem às votações. Merece, isso sim, uma distinção muito especial na gala”, acrescentou.
Para Gilyto Semedo, a homenagem será “uma forma de agradecimento” pela longa caminhada na música de Cabo Verde, pelo sucesso, pela carreira sólida que conseguiu construir e por ser um dos nomes que colocou o país no mapa do mundo musical.
A Diva dos Pés Descalços lançou um novo disco, “Cesária Évora &…”, que conta apenas com duetos com artistas de 15 países de África, América e Europa, CD que se segue a “Nhô Sentimento”, datado de 2009.
Nome incontornável da designada World Music, com milhares de discos vendidos, o novo álbum de Cize tem 19 temas, dois deles, como bónus, gravados ao vivo, reunindo várias músicas do mundo em duetos com cantores como Lura, Teófilo Chantre, Bonga, Marisa Monte e Caetano Veloso.
Os franceses Cali e Bernard Lavilliers, o senegalês Ismael Lo, o maliano Salif Keita, os cubanos Compay Segundo e Chucho Valdés, o italiano Adriano Celentano, o polaco Kayah, a mexicana Tania Libertad, o espanhol Pedro Guerra, o norte-americano Bonnie Raitt, o sérvio Goran Bregovic e a grega Eleftheria Arvanitaki participam também no disco.
Natural do Mindelo, onde nasceu a 27 de Agosto de 1941, Cesária Évora é considerada a “embaixadora da morna”, música que transmite a melancolia das ilhas cabo-verdianas, tendo já editado 24 discos, entre originais, ao vivo e em parceria com outros artistas de vários países.
(ES)
Via hardmusica.pt
Anónimo diz
Parabens pela organização do Cabo verde music awards.Acho que é nessa pele de manager ou produtor é que o Gilito encaixa melhor.E é de se tirar o chapéu.Como se constuma dizer, o homem anda a mandar bem.Aconselho-o a seguir essa area em especial e deixar a música para o Gil.Até que o Gilito dança bem,tem boa aparência,veste-se convinientemente e fala bem o português.O rapaz parece culto e é simpático.Mas cantar só se for funana,o resto deixa para o Gil Semedo.Gilito tem mais jeito nas lides do marketing,relações públicas e essas coisas.Viva Cesária Evora e viva Ildo Lobo