Lisboa, 11 de Fevereiro 2011 no MusicBox
Nome forte do reggae Jamaicano, Big Youth vem pela primeira vez a Portugal no âmbito das comemorações dos 50 anos de independência da Jamaica.
Manley Augustus Buchanen nasceu em fevereiro de 1955, sendo um de cinco crianças. Saiu da escola aos 14 anos, e começou a trabalhar, na sua adolescencia, como motorista de táxi e mecânico de hotel no Skyline e no Sheraton em Kingston.
De cantar no trabalho, ele se educou até se transformar no melhor Dj do Lord Tippertone. Em sua primeira gravação, Gregory Isaacs o produziu com “Movie Man”, e por ser tão jovem e possuir uma experiencia de trabalho com o produtor Keith Hudson, ele ficou rapidamente no pico.
Em 1973, Youth lançou seu próprio selo. Negusa Negast e Augustus Buchanen viram rapidamente alguns lançamentos de qualidade, mas Mr. Buchanen ainda encontrou hora para trabalhar com outros produtores, tais como Prince Buster, Joe Gibbs, Derrick Harriott e Winston Riley. Devido a esse fenomenal retiro, Jah Youth mandou 5 dos 10 top singles na Jamaica. Jah Youth gravou uma versão do Wailers, “Keep On Moving”, com Lee Perry, “Mooving Version” em 1972, assim como a segunda versão da canção de Bunny Wailer, “Bide Up” (“Bide”, e “Black On Black”).
Youth continuou no mesmo ritmo pela mid-1970 com o outras grandes pedras, como a “House Of DreadLocks”, “All Nations Bow”, “Wolf In Sheeps Clothing”, “Mosiah Garvey”, e muito mais para mencionar aqui. Estas canções ajudaram Youth a se tornar um superstar na Jamaica, e logo viajou para a Inglaterra com o, ainda jovem, Dennis Brown, e juntos fizeram grandes performances ao vivo. Youth Man voltou para o Ark Angels, e Brown para o Joe Gibbs and the Professionals, dando uma boa noção para os ingleses do que tava rolando de quente na Jamaica.
O show “The London Rainbow” (arco-íris de Londres) de 1977, deve ter causado bons arrepios em Johhny Rotten (Lyndon). Big Youth grava até hoje, ainda faz shows e são respeitadíssimos. A juventude rebelde ainda se inspira em Youth, e quase 30 anos depois, começam a cantar e fazer RAP. Youth sempre teve um fundo social e militante, um pai da música consciente, e ainda hoje faz canções visa a instrução da juventude, e os princípios de Zion.
Fonte: Cultura Reggae
Big Youth Myspace
02H00 – Sexta 11 de Fevereiro
12€ com oferta de bebida até 2€
Bilhetes à Venda nos locais habituais e Blueticket
MusicBox
Rua Nova do Carvalho, 24
Tel.: 00351 21 347 31 88
Big Youth – Dread Ina Babylon (Jah Youth)
Reggae Culture Salute 2010 – Big Youth (Teaser)
Big Youth – Cool Breeze
Big Youth – Train To Rhodesia
Big Youth – Political Confusion
http://www.youtube.com/watch?v=f4BCRG4CmJE
Deixe um comentário