CINEMA SÃO JORGE – 8 JULHO
Característico da ilha de Santiago, o Batuque tem origem nos primeiros escravos trazidos para a ilha em 1462 e é a mais antiga manifestação cultural de Cabo Verde. Relegado ao espaço rural durante a colonização por ser considerado ofensivo da boa moral, o Batuque foi reprimido e proibido, mas sobreviveu graças à resistência e à constante passagem de testemunho de geração em geração. Muito para além de uma mera visão histórica, o filme oferece-nos momentos de grande intimidade com a prática do Batuque e com o grupo Raiz de Tambarina, um dos mais antigos da ilha de Santiago.
Entre ensaios e celebrações, através da sua vida quotidiana, os membros do grupo – um motorista de camião, uma empregada
de limpeza e algumas vendedoras de peixe do mercado – fazem-nos partilhar a sua paixão pelo Batuque e descobrir Cabo Verde de ontem e de hoje. O filme, do realizador caboverdiano João Silvão Tavares, foi produzido no âmbito de “ImaginAfrica”, o projecto da LxFilmes para a formação e emergência de novos cineastas nos países africanos de expressão portuguesa.
8 de Julho – 20H00
Cinema São Jorge – Lisboa
2005 – 52′
Documentário de Júlio Silvão Tavares
Com:
“Raiz di Tambarina”,
Achada Grande Tráz
Nácia Gomes
António Dente d’Ouro
José Maria Semedo
Programa Completo disponível para download em PDF (1,1 Mb)
Fonte do Texto: Estreia Online
Deixe um comentário