“A arte nasce connosco e conforme as possibilidades assim desenvolvemos as nossas capacidades artísticas”. Definindo-se como optimista, lutadora e romântica damos a conhecer Joana Pinto uma das artistas convidadas a participar na “Semana Cultural do Mindelo” em Oeiras.
Funcionária do Centro Nacional de Artesanato (Mindelo-São Vicente) desde 1977, onde desenvolveu os seus dotes artísticos, depara-se com uma delicada situação quando em 2000 é votada a extinção do CNA. Não se deixando abater opta por contrariar a delicada situação em que se encontra e parte para a criação do seu próprio espaço dando continuidade ao que se fazia no CNA.
Hoje o seu atelier na Cidade do Mindelo é uma réplica das actividades do antigo Centro Nacional de Artesanato. Aí expõe as suas obras de artesanato, recebe turistas e nacionais diariamente, explica um pouco da cultura caboverdeana. Nas suas tapeçarias, “batiks” e pinturas representa cenas do quotidiano caboverdeano amenizando-os com a sua reconhecida veia romântica.
A exposição em Oeiras, no âmbito da “Semana Cultural do Mindelo”, foi mais uma das diversas que já realizou. Ler tudo
Fonte: Câmara Comércio PT CV