Orlando Pantera, como era conhecido, de seu verdadeiro nome Orlando Monteiro Barreto (São Lourenço dos Órgãos, 1 novembro 1967 – Praia, 1 março 2001), foi um músico, cantor e compositor cabo-verdiano.
Desapareceu prematuramente e nunca conheceu o devido sucesso e reconhecimento que merecia. Porém a sua morte deu-lhe uma espécie de imortalidade e algum reconhecimento póstumo.
Sobre ele e a sua carreira está – ainda tudo por fazer -, mas decerto chegará o dia em que teremos acesso ao seu trabalho discográfico.
Com João Lucas foi autor da banda sonora do espectáculo “Dan Dau” da companhia portuguesa de Clara Andermatt com quem também colaborou em 1998 em “Uma História da Dúvida“.
Também escreveu músicas para alguns trabalhos da companhia de dança cabo-verdiana Raiz di Polon.
Em 2000 venceu o Prémio de “Revelação” no Festival Sete Sóis Sete Luas, na ilha de Santo Antão.
Orlando Pantera – Lapidu na bô
Faleceu aos 33 anos, em 1 de março de 2001, vítima de uma pancreatite aguda. Preparava-se para gravar seu primeiro CD “Lapidu na bô”.
Vadú, Tcheca, Princezito, e Mayra Andrade são conotados com o termo “geração Pantera”. Criado por jornalistas para explicar o momento de grande criatividade musical, em Cabo Verde, com elementos em comum, porém autónamos.
Existe uma palestra do Princezito, em video, onde ele explica o porque de não concordar nada com o termo “geração Pantera”.
“Tunuka” (escrito para Ildo Lobo), “Lapidu na bô”, “Na Ri Na”, “Dispidida”, Vasulina” e “Regasu (Seiva)” são alguns dos seus temas mais conhecidos. Foram recuperados por Lura, Mayra Andrade, Voginha e Leonel Almeida.
fonte: wikipedia.org
Site do Orlando Pantera: opantera.com (em francês)
Deixe um comentário