Exile One, a origem do Zouk
Exile One foi um grupo que juntou vários estilos musicais, com base no Cadence e Calipso, e mais tarde dariam origem ao Zouk nos anos 1970. Eram originários da ilha Dominica, mais tarde foram para Guadalupe. Eles tiveram uma enorme influência no desenvolvimento da música caribenha.
História e origem dos Exile One
Tudo começou com o líder Gordon Henderson, nos inícios de 1970. Decidiu juntar músicos onde pudesse desenvolver o canto e explorar a música crioula das antilhas, nomeadamente Dominica e Guadalupe.
Vikings of Guadalupe foi o resultado, de onde fazia parte um co-fundador dos Kassav’ o Pierre-Edouard Decimus. Mais tarde, criou o seu próprio grupo, com a ajuda de um amigo e o recrutamento de outros músicos.
O grupo foi chamado de Exile One. Eles iniciaram uma fusão dos géneros Cadence e Calipso – o Cadence-lypso -, que iria influenciar o surgimento do Soca Music, mais tarde.
A banda incluía uma sessão de metais (saxofone, trompete, etc.), mas também, introduziram na sua música o sintetizador, recém chegado ao mercado. Esse passo, levou a que vários outros grupos musicais adoptassem o instrumento a partir daí, na música das Antilhas francesas.
Exile One, juntamente com Grammacks, foram os nomes de proa na divulgação do som Cadence-lypso, nos anos 1970. Foram influentes no surgimento de grupos como Kassav e a emergência do Zouk nos anos 1980.
Foram dos primeiros a conseguir assinar um contrato de gravação com uma grande editora. Conseguiram exportar a sua música para todos os cantos do mundo: Japão, África, EUA, Europa, inclusivé as ilhas de Cabo Verde. Chegaram a ter discos de ouro pelas vendas alcançadas.
Exile One – Sucesso na Comunidade Cabo-verdiana em Portugal
O impacto que este grupo teve na música de Cabo Verde, foi devastador. Tal como um tsunami, levou tudo à sua volta, com consequências quase irreversíveis.
De um momento para o outro, todos os grupos musicais passaram a tocar nesse estilo, uns melhores que outros. Havia até versões de temas dos Exile One. Os Apolos, gravaram um álbum inteiro de tributo.
Essas formações que ainda estavam à procura do seu lugar na música, ao mesmo tempo aprendiam o domínio dos instrumentos. Trocaram subitamente, toda uma herança cabo-verdiana de coladeiras e mornas, por esta nova influência. O funaná e o batuque, tinham pouca expressão naltura.
Convém referir que havia uma certa saturação em relação à música até aí existente.
Após a ressaca das independências nacionais (com o 25 de Abril) e toda a música de intervenção, os jovens estavam sedentos de sons modernos – Exile One surgiu no momento preciso para ser móbil ou agente dessa mudança.
Em Portugal, as pessoas mais velhas nunca aderiram a essa nova sonoridade. Foi mesmo mal recebida pelos defensores da música cabo-verdiana tradicional.
A imitação da música da martinica (como se dizia), levou à estagnação e escasso investimento na genuinidade e exploração de novas vias.
Gordon Henderson criador e líder dos Exile One
Gordon Henderson, nasceu em Roseau na ilha Dominica, aí estudou num colégio, onde participou em concursos de talentos. Tais actividades levaram-no a perseguir uma carreira musical.
Henderson teve a sua participação em bandas de jovens, que actuavam pela ilha em concursos de talentos. Ganhou alguma experiência com essas formações, que o preparam para vôos mais altos.
Em 1970 mudou-se para a Ilha Guadalupe, formou Les Vikings e actuaram por várias ilhas vizinhas e pela França. Chegaram a gravar um tema que foi grande sucesso nas ilhas caribe, Suriname e Holanda.
Gordon Henderson é o fundador e líder do famoso grupo Exile One, que cunhou o nome Cadence-lypso.
O termo foi descrito por ele como uma síntese dos ritmos das caraíbas. A nova música combinava os géneros cadence do Haiti e o Anglo-calipso com o crioulo, de modo reconhecível pelos haitianos e jamaicanos.
O novo género revolucionou a música caribenha, o que levou Gordon Henderson com os seus Exile One a atuar em quase todos os palcos dessas ilhas, e dali para palcos de vários países.
Mundo da Música Crioula
Produziu outros artistas, tirou tempo para estudar a língua francesa e pesquisar a cultura crioula. Ao longo de quarenta anos Exile One já teve vários membros na sua formação.
Em Paris, nos anos 1980, envolveu-se na criação da Tropic FM, uma rádio dirigida às comunidades caribenhas em França.
Apresentou e produziu um programa de televisão de nome “Sente a Batida do Mundo” emitido pela cadeia RFO-Sat.
Henderson encabeçou a criação de um evento anual na sua ilha Dominica – o Mundo da Música Crioula -, com a participação dos melhores nomes do género.
Composições suas já foram alvo de versões por músicos do Brasil e de Cabo Verde.
Em França, é detentor de vários discos de ouro, com vendas superiores a cem mil cópias. Já recebeu inúmeros prémios musicais, em diversos países.
Zoukland é o título do livro, onde narra as suas experiências com o Cadence-Lypso. Participou e envolveu-se com mais de 30 projectos musicais. Há referências ao seu trabalho em várias publicações.
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