O Conjunto Bulimundo e o seu líder Carlos Alberto Martins mais conhecido pelo nome de “Katchas” são dois nomes intimamente ligados ao Funaná, o género musical que constituiu uma novidade em Cabo Verde, nos primeiros anos da Independência.
O Funaná foi até 1975 uma música limitada ao meio rural da ilha de Santiago e reprimida pelas autoridades coloniais.
Graças ao trabalho pioneiro do Conjunto Bulimundo, o Funaná tinha deixado de ser, em meados dos anos 1980, um conceito musical estritamente rural de Santiago para se tornar num género de música nacional com varias correntes e estilos.
O Funaná entraria a seguir no caminho da internacionalização. Outros músicos e conjuntos seguem a senda trilhada pelos Bulimundo, com destaque para o conjunto Finason e, mais recentemente, os Ferro Gaita.
Tendo procedido à modernização do funaná, trajando-o com as cores contemporâneas e dotando-o do instrumentário electrónico indispensável à sua subida aos palcos urbanos, os Bulimundo criaram as condições favoráveis à plena afirmação, dignificação e a ampla valorização dos tradicionais cultores do funaná.
É ainda de se realçar que o trabalho de pesquisa e divulgação da música caboverdiana realizado pelos Bulimundo não se limitou somente ao funaná, tendo também abrangido a morna, a coladeira e a coladance.
O trabalho pioneiro e de continuidade do grupo gerou ademais numerosos compositores e intérpretes nos três principais géneros musicais caboverdianos.
Hoje, mais de 30 anos passados a música do Conjunto Bulimundo não ficou ultrapassada, pois tornou-se numa referência. Isso porque este conjunto carrega em si uma mística e um capital de prestígio, devido à história da sua luta e empenho para transformar um género musical localizado e sem expressão, num cartão-de-visita de Cabo Verde.
Discografia dos Bulimundo
- Batuco 1980;
- Bulimundo 1981;
- Djâm Brancu Dja 1981;
- Ó Mundo Ka Bu Kába 1982;
- Compasso pilon 1984;
- Na kal qui bu ta linha? 1991;
- K’anderia ka ta kai 1997
Datas
- 26 MAIO – 23h
- B.Leza
- Lisboa
- 27 MAIO – 21h 30
- Natô Ribeiro
- Zezé Barbosa
- LOCAL: RESIDENCIAL JARDIM – AMADORA
- 28 MAIO – 17h
- Baile de Conjunto
- Sorteio 2 viagens a Cabo Verde
- LOCAL: RESIDENCIAL JARDIM – AMADORA
Bilhetes:
- Ticketline.pt
- Residencial Jardim – tel. 214 943 109
- Associação Caboverdeana Lisboa – tel. 213 593 367
- MovinGDIáspora – tel. 211 395 771
Deixe um comentário