Algumas Notas Sobre Danças Africanas

danca-no-coracao

A dança está na essência do povo africano e é um condimento indispensável às suas vidas. Os africanos têm um talento inato para o ritmo, para o movimento e a dança.

Kizomba, Semba, Funaná, Kuduro, Dança Tribal, entre outras, serão as danças que contagiarão de ritmo e alegria quem aparecer, nas aulas, eventos, noites africanas.

Dançar com o coração

A Kizomba surgiu em Angola nos anos 80 e é uma versão electrónica e urbana com origens no semba e no zouk das Antilhas. Cada vez mais popular nas pistas de dança em Portugal, é actualmente uma das mais importantes expressões da música de dança africana, sendo simultaneamente o género de dança e um estilo de música. Uma dança a dois, quente, suave, contagiante e sensual, que propicia uma verdadeira cumplicidade entre os corpos. Na dança, são importantes factores as noções de tempo e contra-tempo, as transferências de peso, a subtileza da condução e a gestão das pausas e hesitações.

Semba (nuno-santos)

O Semba é uma dança de salão angolana urbana, surgiu em Angola nos anos 50/60. Também dançada a pares, caracteriza-se por ser uma dança de passadas, onde os cavalheiros têm um grande grau de improviso. É uma dança de divertimento em festas, dançada ao som da música que lhe dá o nome – Semba.

Dança Funana

Funaná. É um género musical de Cabo Verde, originário da Ilha de Santiago e tocado com acordeão. Antigamente, qualquer que fosse a festa (um casamento, um baptizado, uma festa religiosa) era sempre ao som deste ritmo. Pode ser dançado a par ou individualmente. É uma dança quente, apaixonante, acelerada…

Dança Kuduro

O Kuduro, proveniente também de Angola, é uma dança creativa que pode ser dançada de forma individual ou em grupo, ao som de música batida, de estilo tipicamente africano, criada e misturada geralmente por jovens. Em grupo é dançado sob a forma de Esquema, designando-se por Dança da Família, onde em coreografia coordenada, o mesmo passo é repetido diversas vezes pelos participantes na dança.

Festa da dança - Tanzania

Danças Tribais Africanas. Danças e rituais que despertam o ritmo e as expressões corporais, que existem dentro de nós, inspirando o corpo e a alma e onde a música e a se entrelaçam com dinamismo e alegria de viver. Dançadas individualmente. Dança de saltos atléticos, figurinos exóticos e ritmos de êxtase. É uma expressão fortíssima de sentimentos artísticos, emocionais e religiosos.

Via Dança no Coração

Referências:
» 1001 Danças
» Danças Africanas
» Congresso Internacional de Dança Africana

Dança africana

Comentários

comentários

Comentários

  1. andressa diz

    Adorei a publicação das danças típicas da áfrica espero que esta página do site continue informando as pessoas.Voces estão de Parabens.

  2. andreia maia diz

    Olá a todos…. confesso k sou grande fã de kizomba…. mas não sei dançar…. :-?
    na verdade o que eu queria mesmo saver se é verdade que a marcia morreu…

    Beijos para tds… gostei bastante deste blog****

  3. vera diz

    obrigada por fazer isso.me serviu muito em um trabalho de artes q procurei em muitos lugares e fiu achar aki,desculpe-me a forma de escrever

  4. ana diz

    preciso fazer um trabalho sobre dança africana com fotos feitas na africa,musicas,roupas.
    agradeceria se voces me enviasse o material,porque estou tendo dificuldades para encontrar.obrigada desde ja.
    Ana Francisca.

  5. otacilio faustino diz

    gostaria de ver danças africanas como kizomba kuduro tarrachinha semba acho muito interessante o jeito e a maneira de vcs dançarem gostaria de ver ums clips com casais dançando vcs tao de parabens sou brasileiro moro em angola e aprecio muito a cultura africana. Parabens vcs são 1000000000000.

  6. ana carolina diz

    Gostei muito desse site, pois, encontrei tudo o que precisava para fazer meu trabalho sobre tipos de danças africanas! vlw

  7. kerverson diz

    Adorei pq me ajudou na pesquisa de trabalho da minha escola site bacana. ok…………. manda convite pro meu orkut

  8. diz

    Obrigado e Parabens mesmo pelo site !!!!
    tinha que falar sobre a africa em um trabalho da conciencia negra !!!!e achei aqui oq eu poderia falar !!me ajudou para caramba!1

    Falol

    LoL

  9. diz

    Hello guys,

    What online fanzines do you read and would recommend?

    For all you punk people out there I recommend The Enough Fanzine. It is one of the first ska zines on the web.

    They have throusands of reviews from the most popular bands all over the world. Check them out online: Enough Fanzine. Best of it all, they are 100% non-profit and just helping the scene!

    Looking forward to your recommendations.

    Cheers!

  10. diz

    olá eu sou carleny sou de cabo verde e quero dizer que quem fez este blog esta de parabens por este blog é um maximo já vi que ja ajudou muitas pessoas.
    E tambem quero mandar um grande beijo para minha terra cabo verde !!!

    morendo de saudades.

  11. Adriéle diz

    Ameiii o blog é perfeito!concegui axar todas
    as respostas q precisava!parabéns pelo trabalho
    MARAVILHOSO!!!

    BJSSS…

  12. bya diz

    gente eu agradeceria se vcs podessem me ajudar
    poq to com um trbalho de artes pra fazer e estou com dificuldades…
    byanca lima

  13. Ethienny diz

    Achei bm legal o site,acho q é importante nós sabermos cada vez mais de culturas e a cultura africana é muito interessante,acho q é bom nós estarmos sempre aprendendo coisas novas culturas diferentes da nossa,até pq é muito tri a gente aprender coisas novas. adorei.

  14. Anónimo diz

    achei muito legal o sate; acho que e importanate nós sabermos cada vez mais de culturas africanas e um pouco da nosso raça .EU adorei o trabahlo de voçes.

  15. Anónimo diz

    Oi pessoal,parabéns pelo site .Eu gostei !mais não me ajudo no meu trabalho escolar ,pois eu queria a dança coladera,para um trabalho escolar,mais mesmo assim esta muito bom o blog parabens mesmo .. beijos a tdos

  16. Anónimo diz

    na verdade queria letra de musicas da africa
    nao acho em nenhum lugar
    pow que sacanagem a internet nao tem mais nada
    vlw mas ñ e isso q eu quero

  17. diz

    Wonderful submit. I just found your site and would like to say that I have certainly loved reading through your weblog posts. At any rate I am going to become subscribing to your feed and I really hope you write once more soon.

  18. Anónimo diz

    podem-me ajudar eu tanho que fazer um trabalho para a escola e presisso de saber coisas sobre os casamentos tribais de africa e eu nao encontro nada na net me ajudem plese.

Trackbacks

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *